Webvital, devo me preocupar MESMO?

O que você vai ler neste post?

Antes de começar este post, quero deixar claro que esta não será uma AFIRMAÇÃO, pois tudo que trata-se do assunto GOOGLE tem como resposta algo muito subjetivo, então vou apenas falar aqui NO QUE ACREDITO, apresentar meus testes e dar MINHA OPINIÃO sobre o assunto.

Primeiro de Tudo: NO QUE EU ACREDITO

Eu sou defensor da ideia que perfomance vem junto com o projeto, ou seja:

Não existe entregar um projeto LENTO na minha opinião que vá tirar potenciais clientes de um site construído por mim.

Entenda alguns dados antes de ler o conteúdo todo:

  • Cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes, de acordo com o Aberdeen Group;
  • Segundo pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões;
  • 88% dos usuários que tiveram uma experiência ruim ao acessar um site devido a velocidade de carregamento são menos propensos a comprar nele e mais de um terço desses usuários vai compartilhar a experiência ruim com os amigos, revelou uma pesquisa da Econsultancy.
  • 85% dos usuários de dispositivos móveis esperam que a página carregue pelo menos na mesma velocidade do site para desktop, segundo o Web Performance Today.

Todos os dados acima são dados que na sua maioria interferem DIRETO na taxa de REJEIÇÃO do seu site, sendo assim, se você tem um site RÁPIDO, você reduz os números e por consequência, aumenta suas conversões.

Ainda, PERFOMANCE é UX, pois você está pensando na experiência que seu usuário terá em seu site.

O Web Vitals, tem dados importantes sobre esta experiência, onde ele demonstra claramente que você deve SIM pensar no usuário, mas…. VÁ COM CALMA!

Para explicar, pontuei abaixo os principais erros na minha visão sobre o que rola em Web vitals hoje e que o povo está buscando de forma ERRADA alcançar (sem necessidade):

Por que o Google lançou o Web Vitals

Eis o ponto que poucos se perguntam, mas a resposta é simples:

Quanto mais pesado for seu site, maior é o tempo de processamento do Google Bot, o que faz o tempo de processamento dos servidores google ser maior em seu site, CUSTANDO mais ao google em horas de processamento mapear o seu site.

Este TEMPO de processamento tem custos em dólar, então o core web vitals veio para dizer: Otimizem seus sites para nos ajudar a economizar dinheiro (e de quebra ajudar o povo no mobile).

Se você acha que o Google está pensando 100% na experiência do usuário, é só imagina o tamanho da infraestrutura que eles tem e quanto custa esta estrutura em horas. Menos horas trabalhando significa economias milionárias em infra ao Google.

Mas isso não quer dizer que você não deva otimizar seus sites e ser uma oposição, muito pelo contrário, perfomance é base de todo projeto. 

100% de perfomance vai me dar posições no google?

O erro mais comum no mercado de SEO é o tão sonhado cálice do santo graall do posicionamento instantâneo. E definitivamente, Web Vitals não será este calice!

Para ajudar a entender, fiz um teste e estou com ele em pleno voo desde julho de 2020. Os números variam muito, mas em resumo, este site está super otimizado (seguindo as métricas de Web Vitals) como mostra abaixo:

Já no gráfico a seguir, mostro a influência de tráfego desde de 17 de julho de 2020, quando fiz este processo de otimização em um site 100% funcional:

Como pode ser visto, PRATICAMENTE ZERO INFLUÊNCIA! 

Para este teste servir de referência e de avaliação e interferência do poder da Webvitals na SERP, fiz a otimização e NUNCA MAIS MEXI, assim seguindo algumas diretrizes:

  • Não foi colocado novo conteúdo;
  • não criei backlinks;
  • não divulgo o link do projeto;
  • me certifiquei que os concorrentes da serp em questão não tem melhores notas que estás acima.

Tudo isso é visando não sujar a base de avaliação. 

Os picos de acessos, provém das vezes que citei o site em grupos de estudo, e na mesma hora temos muita movimentação.

Desde então não divulgo mais o link para que a base não fique suja 

Se notar, em março de 2021 o site começa a apresentar QUEDA, o que já começa a comprovar que Web Vitals NÃO DÁ POSIÇÃO, mesmo o site sendo o melhor em números da Webvitals da SERP.

100% em Best Practices – UX baseado na pontuação WEB VITALS

Se você é uma daquelas pessoas que estão na corrida dos números para bater 100% em tudo no LightHouse, querendo deixar o BEST PRACTICES em 100% e seguindo de forma FIEL o que diz as métricas, lamento informar que você não está praticando UX neste momento e sim BUSCANDO NÚMEROS na expectativa errada que vai ganhar pontos com o tio Google. 

O Conceito de UX, basicamente dita que o profissional tem que entender o que qualifica ou prejudica a relação do usuário com o produto e serviço em questão. 

Ele faz isso mentalmente, colocando-se na posição de usuário, mas também estudando o comportamento de pessoas com pesquisas, entrevistas e testes de uso.

Sendo assim, se o Google diz que um texto preto com fundo branco é melhor para a UX, ou NÃO USE FONTES PERSONALIZADAS, não significa que para o usuário de uma página (a depender do tema) ele vai gostar mais do seu site por isso. 

Seguir de forma FIEL as BOAS PRÁTICAS do Google pode transformar o seu site em algo FEIO causando má impressão, pensado não no usuário mas em ter resultados de SEO (por exemplo), o que NÃO ACONTECERÁ.

Para mostrar isso na prática, o Gráfico abaixo mostra o BOUNCE RATE do site e a relação comparativa do ANTES, com um design não pensado em Web vitals porem com UX agradável, e DEPOIS com o site em uma estrutura de Design By Web Vitals:

Mais que dobrou a rejeição do site! Confira o resultado abaixo:

As BEST PRACTICES são indicações de boas práticas, não um guia como você pode ver.

Ele usa números para avaliar de forma automática um site e remove da equação qualquer fator emocional/humano, e seu usuário é EMOÇÃO, não um robô!

Por isso, pare de pensar AGORA MESMO  nisso e foque em melhorar a experiência visual e cognitiva do seu usuário (claro, sem onerar em carga quando possível) deixando seu site RÁPIDO e sem ferir o design do seu site e seus resultados.

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